22/07/2023 às 16:45

Dez episódios para você assistir!

9
4min de leitura

Estamos completando um ano de vida e preparamos um verdadeiro presente para os nossos espectadores porque aqui no Estúdios Brownie a criatividade, conhecimento e narrativa convergem para entreter, educar e inspirar ouvintes em todo o mundo. Ao longo de nossa jornada de podcast até agora já foram quase 50 episódios. Dessa lista maravilhosa selecionamos dez episódios de destaque para você que está chegando agora. Junte-se a nós enquanto revisitamos alguns episódios que capturaram corações e mentes, levando você a uma experiência memorável e enriquecedora.

Episódio #2- Nesse episódio recebemos o querido e super fotógrafo Ratão Diniz que trabalha com fotografia documental e tem um trabalho com cor impecável. Ratão cria poesias com imagens, tem um trabalho belíssimo. 

Episódio #5- O episódio mais assistido do canal até hoje é o episódio do fotógrafo Cadu Andrade e o nosso patrocinador Jonathas Guerra. Nesse episódio eles compartilham várias dicas e números para quem deseja ganhar dinheiro com venda de fotos. 

Episódio #8 - Rogério Reis descobriu a fotografia com o prof. George Racz nas oficinas do bloco escola do MAM-RJ e nos cursos do fotógrafo Dick Welton nos anos 70. Nos anos 80, atuou no grupo F4, que buscava auto-suficiência na produção e distribuição dos seus trabalhos. Formado em Comunicação Social na Universidade Gama Filho, trabalhou como fotógrafo no Jornal do Brasil, O Globo, Veja, foi editor de fotografia do Jornal do Brasil de 1991 a 1996 e edita o www.tyba.com.br desde 2000. Fotografou por muitos anos celebridades como Ayrton Senna e o poeta Carlos Drummond de Andrade, cuja estátua de Copacabana foi inspirada em uma foto do Rogério. Nesse episódio ele conta diversas histórias sobre a sua carreira.

Episódio #1212 - Dante Gastaldoni, 72, é jornalista e cientista social formado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Fotografia no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Como professor atuou na UFF (1980/2016), na Escola de Fotógrafos Populares da Maré (2004/2012) e segue ministrando aulas de Fotografia na UFRJ desde 1983. Desde 2015 integra o Coletivo Fotografia Periferia e Memória, criado a partir de um convite da Funarte para oferecer 11 oficinas de Fotografia nas regiões Norte e Nordeste do país. Em 2022 foi curador da exposição Outras Marés, exibida no Sesc Paraty e no Retrato Espaço Cultural (RJ), além de editor do livro “Rocinha sob Lentes”, projeto bilíngue (português/inglês) chancelado pela Lei de Incentivo à Cultura, cujos 2 mil exemplares estão sendo distribuído nas escolas da rede pública do Rio pela Secretaria Estadual de Educação e nas embaixadas brasileiras no exterior pelo Itamaraty. Nesse episódio ele conta sobre seu período no Jornal do Brasil e sobre o projeto de Fotografia Popular da Maré.

Episódio #21- Renan Cepeda é um carioca praticante, de família portuguesa. Começou a fotografar em preto e branco com 11 anos de idade, influenciado por seu pai, um fotógrafo amador. Escolado na experiência do fotojornalismo no Jornal do Brasil dos anos 1980, colaborou também para as maiores publicações do país, e foi correspondente da agência francesa SIPA-Presse no Rio. Dedicando-se hoje integralmente à fotografia de arte, Renan Cepeda é reconhecido pelas pesquisas sobre as técnicas fotográficas de fotografia infravermelha e light painting. Nesse episódio falamos da sua trajetória na fotografia, dos tempos de jornal e de seus trabalhos autorais com as técnicas que mais gosta.

Episódio #27- Nana Moraes é uma fotógrafa brasileira e produtora cultural. É formada em Jornalismo pela PUC de São Paulo. Começou a carreira como assistente de seu pai, o fotógrafo José Antônio Moraes. Atualmente colabora para principais publicações editoriais do mercado brasileiro. Foi seis vezes vencedora do Prêmio Abril de Jornalismo – a última em 2010 – e premiada pela Associação Brasileira de Propaganda como “Destaque Profissional/Fotografia”, em 2007 e 2011.

Episódio #33 - Nascida e criada em Novo Hamburgo, no sul do Brasil, a fotógrafa Claudia Steinert mudou-se para o Rio de Janeiro em 2018, buscando vivenciar a Cidade Maravilhosa. Nesse episódio Claudia conta como é trabalhar com fotografia moda praia com fotografia analógica para grandes marcas internacionais. Conta também os perrengues e deixa dicas para quem deseja entrar nesse mercado.

Episódio #35 - Bruna Prado é fotojornalista brasileira, baseada no Rio de Janeiro onde trabalha como stringer para The Associated Press. Trabalhou entre 2011 e 2015 na redação carioca do jornal Metro Internacional. Entre 2015 e 2020 como fotojornalista freelancer da Getty Images, The Associated Press, UOL, Vice, InfoGlobo e Jornal Extra. É também professora de cursos básicos e profissionalizantes de fotografia e palestrante. Nesse episódio ela conta sobre os desafios de trabalhar com fotojornalismo no esporte.

Episódio #37 - Evandro Teixeira - Baiano nascido em 1935, Evandro Teixeira saiu de Irajuba, povoado a 307 quilômetros de Salvador, para fotografar o Brasil. E fez isso tão bem que é difícil dissociar seu nome de qualquer evento no país na segunda metade do século XX. Em quase 70 anos de atividade, 47 deles no Jornal do Brasil, registrou o golpe militar de 1964 e as manifestações estudantis de 1968, eternizou em imagens icônicas Pelé e Ayrton Senna, acompanhou a visita da Rainha Elizabeth e do papa João Paulo II, documentou fome e pobreza, mas também carnaval e festas populares. Política, esporte, moda, comportamento, nada escapou às suas lentes. É dono ainda de uma produção autoral importante, na qual se destaca o projeto sobre Canudos. Esse conjunto monumental, com mais de 150 mil fotos, está desde novembro de 2019 sob a guarda do IMS. 

Evandro está com uma exposição sobre o Chile 1973 no IMS de SP até o dia 30 de julho.

Episódio #4242- Vinicius Atom é fotógrafo de São Paulo, Pedro Sol fotógrafo de Saquarema - RJ. Ambos trazem suas experiências com a fotografia e a plataforma de venda de fotos, Banlek. Através da plataforma o Sol virou embaixador da marca e o Vinicius em dois anos empregou sua família ( esposa, irmã e dois sobrinhos) e hoje tem faturamento mensal que chega à R$ 60mil reais. É um episódio que mostra como a fotografia transforma.


22 Jul 2023

Dez episódios para você assistir!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia podcast podcast de fotografia

Quem viu também curtiu

22 de Jul de 2023

Aniversário Estúdios Brownie